Quarta-feira, 9 de Abril de 2008

J.F.Kennedy

John Fitzgerald Kennedy (Brookline, Massachusetts, 29 de Maio de 1917 — Dallas, 22 de Novembro, 1963) foi político  e o 35° presidente de seu país (1961–1963).

Sua família era de ascendência irlandesa e tradicionalmente católica.

Kennedy era filho de Joseph P. Kennedy, embaixador dos Estados Unidos no Reino Unido no fim dos anos 30. Formou-se em Relações Internacionais na Universidade de Harvard em 1940. Serviu na Marinha durante a Segunda Guerra Mundial, sendo ferido em Guadalcanal em 1943. Condecorado por bravura, afastou-se do serviço militar por problemas na coluna vertebral. Ainda quando jovem, participou do Movimento Escoteiro.

Em 1946, foi eleito pelo Partido Democrata como deputado federal pelo estado de Massachusetts. Reeleito em 1948 e 1950. Em 1952, ganhou de Henry Cabot Lodge Jr., do Partido Republicano, a vaga de seu estado no Senado Federal.

Kennedy casou-se, em 12 de Setembro de 1953, com Jacqueline Bouvier com quem teve dois filhos. Nessa época, sofreu duas cirurgias para correção de problemas na coluna vertebral, vindo a quase falecer, recebendo duas vezes o ritual de extrema-unção.

No início de 1960, Kennedy declarou-se candidado democrata às eleições presidenciais daquele ano. Vencedor de todas as primárias, Kennedy foi designado pelo Partido Democrata como candidato à Presidência. O oponente republicano era o então vice-presidente, Richard Nixon. A 8 de Novembro de 1960, após uma disputadíssima campanha, Kennedy vence por uma diferença de 112.881 votos, numa das eleições mais apertadas da história americana: 0,2% dos votos. Muitos atribuem a vitória de Kennedy à forma como aparecia na recente televisão, o carisma e a jovialidade eram passados com convicção. Kennedy foi o primeiro presidente dos Estados Unidos, nascido no século XX.

Kennedy tomou posse, sucedendo a Dwight Eisenhower, a 20 de Janeiro de 1961. Assumiu, logo, a presidência e teve que enfrentar uma crise causada pela invasão de Cuba, por exilados cubanos, com o auxílio da CIA. Assume a responsabilidade pelo fracasso, mas mantém a popularidade. Em Junho, tem seu primeiro encontro com o presidente soviético, Nikita Khrushchov, em Viena. Dois meses depois o Muro de Berlim é construido. 1962 é um ano turbulento. A crise dos Mísseis em Cuba leva o mundo até muito perto de um conflito nuclear, mas Kennedy  age com firmeza e ganha admiração mundial. O conflito no Vietname começa a se agravar e Kennedy envia consultores militares para o sudeste asiático.

Internamente, o governo Kennedy leva a economia a uma recuperação. Porém, enfrenta forte oposição do Congresso a levar adiante algumas de suas propostas. No sul do país, a tensão racial agrava-se e o Presidente é obrigado a enviar tropas para garantir os direitos civis da população negra. Foi um presidente que defendeu abertamente as causas das minorias e do papel de cada cidadão no seu país. Entre 1961 e 1963, vários países sul-americanos recebiam ajudas no sector de vestuário e alimentação ("Aliança para o Progresso"), hoje pessoas de países como o Brasil, vivas na época, confirmam o facto.

Queria uma aproximação maior com a URSS e uma gradual desmilitarização, já que não via num choque entre as duas potências uma solução das desavenças, facto que desagradou à maior indústria de armamento do mundo, a própria indústria americana. Promoveu trocas de membros do alto-escalão do governo e da CIA, por julgá-los ultrapassados. Foi um dos principais líderes mundiais do século XX e seus discursos, gravados até hoje, causam emoções ao serem vistos. Sabia utilizar os mass-média e  tinha o dom da oratória.

Kennedy foi o presidente dos Estados Unidos que lançou o desafio de chegar a Lua numa década, que resultou no Projeto Apollo. No famoso discurso, em 1961, Kennedy lançou o desafio de "enviar homens à Lua e trazê-los de volta a salvo".

"I believe this nation should commit itself to archieving the goal, before this decade is out, of landing the man on the moon and returning safely to Earth." - ("Eu acredito que a nação se deva comprometer para alcançar o objectivo, antes do fim da década, de aterrar o homem na lua e fazê-lo voltar em segurança para a Terra.")

Noutro discurso, na Universidade Rice, proferiu as seguintes palavras:

We choose to go to the moon. We choose to go to the moon in this decade and do the other things, not because they are easy, but because they are hard " - ("Nós decidimos ir a Lua. Nós decidimos ir a Lua nesta década e fazer as outras coisas, não porque elas são fáceis, mas porque elas são difíceis").

No verão de 1963, Kennedy preparava-se para iniciar a sua campanha para uma eventual reeleição, em 1964. As perspectivas eram boas, visto que o candidato republicano deveria ser o senador Barry Goldwater, um conservador bastante extremista e impopular. Porém, no estado do Texas, que era de fundamental importância, estava a perder para os republicanos. Foi então programada uma visita do Presidente às principais cidades do estado, em 21 a 22 de Novembro. Tendo visitado San Antonio, Houston e Fort Worth, Kennedy vai a Dallas, desfila em carro aberto, e encontra uma multidão entusiasmada. Ao meio-dia e meia, do dia 22 de Novembro, passando por uma praça da cidade, Kennedy é atingido por dois tiros, um no pescoço (que também atinge o Governador do Texas John Connally) e outro fatal na cabeça . Jackie Kennedy que estava ao seu lado, sobe em desespero para a traseira do carro em movimento . Kennedy morre menos de trinta minutos depois do atentado. Um ex-marine, Lee Harvey Oswald, de 24 anos, que trabalhava num depósito de onde foram vistos os disparos, foi detido e acusado pelo homicídio de Kennedy. No dia 24, quando Oswald foi transferido para outra prisão, acabou por ser também assassinado por Jack Ruby, ligado à Máfia americana e portador de uma doença terminal.

publicado por historiaKLM às 22:28
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Novembro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. Teste - Da I República à...

. ...

. J.F.Kennedy

. Martin Lulher King

. Benito Mussolini

. Teste

. Biografia de Hitler

. Ascensão de Hitler ao pod...

. Preparação para o teste. ...

. Próximo teste - devo ser ...

.arquivos

. Novembro 2009

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds