Terça-feira, 10 de Abril de 2007

O Nascimento dos EUA

 

A Revolução Americana de 1776 teve suas raízes com a assinatura do Tratado de Paris que em 1763 acabou por finalizar a Guerra dos Sete Anos. Ao final do conflito, o território do Canadá foi incorporado pela Inglaterra. Neste contexto, as treze colónias representadas por Massachusetts, Rhode Island, Connecticut, New Hampshire, Nova Jersey, Nova York, Pensilvânia, Delaware, Virgínia, Maryland, Carolina do Norte, Carolina do Sul e Geórgia começaram a ter seguidos e crescentes conflitos com a metrópole, pois devido aos enormes gastos com a guerra, a Metrópole inicia uma maior exploração sobre essas áreas. As colónias finalmente desencadeariam o desejo e a declaração de independência, em 4 de julho de 1776, e a Guerra de independência dos Estados Unidos da América. A guerra teria fim em 1783, quando a independência dos Estados Unidos foi reconhecida pelo Reino Unido no Tratado de Paris de 1783. Apesar da estrutura social ter permanecido inalterada (o norte continuou capitalista e no sul a escravidão foi mantida), a Guerra da Independência dos Estados Unidos é chamada de revolução por ter instituido, na Constituição de 1787, vigente até hoje, uma república federal, a soberania da nação, e divisão tripartida dos poderes. Além disso, influenciou as revoluções liberais que aconteceram na Europa, como a Revolução Francesa.

 

Quem foi Georges Washington??

Qual o seu papel nesta revolução???

 

 

 

 

O que foi a "Boston Tea Party"? 

 

  Será que esta estátua tem alguma relação com esta revolução? Qual é o seu significado???

 

Fico à espera das vossas respostas !!!!

publicado por historiaKLM às 15:39
link do post | comentar | favorito
|
33 comentários:
De jose filipe santana pereira a 13 de Abril de 2007 às 21:42
George Washington nasceu no dia 22 de Fevereiro de 1732, na Virgínia e faleceu em 1799 na sua casa de Mount Vernon . Durante a sua vida comandou o exército que derrotou os ingleses. Sendo depois consagrado como o primeiro Presidente dos Estados Unidos da América.
De José Filipe Santana Pereira a 13 de Abril de 2007 às 21:56
George Washington foi importante na revolução , porque com perícia e paciência foi formando um verdadeiro exército, saído de um grupo de voluntários. Em Dezembro de 1776, para surpresa dos ingleses, derrotou-os em Trenton , no Delaware.Em 1781, o exército americano , mais uma vês com a chefia de Washington, cercou os ingleses em yorktown e forçou-os à rendição .
De José Filipe Santana Pereira a 13 de Abril de 2007 às 22:06
" Boston Tea Party " foi um acontecimento que se passou em 1773, quando um grupo de colonos, mascarados de índios , lançou à água, no porto de Boston, o carregamento de chá de três navios ingleses. Iniciando assim a Guerra da Independência dos Estados Unidos da América .
De José Filipe Santana Pereira a 13 de Abril de 2007 às 22:19
A Estátua da Liberdade foi oferecida pelos franceses aos americanos, em 1871, para comemorar a independência dos Estados Unidos da América. A estatua foi colocada em Nova Iorque .
De historiaKLM a 15 de Abril de 2007 às 12:31
Muito bem, José!!! Estás a trabalhar bem. Continua.
De Ana Beatriz a 14 de Abril de 2007 às 14:57
Eu gostava que a stora me disse se o que consiste a Declaração de Independência??

De historiaKLM a 15 de Abril de 2007 às 12:55
Em 1773, os colonos americanos iniciaram uma guerra coma Inglaterra, ao fazerem a revolta, conhecida por "Boston Tea Party ". Foi o início da revolução Americana, pela qual os colonos pretendiam as mesmas liberdades e direitos da Metrópole (Inglaterra) e se recusavam a cumprir o regime de exclusivo colonial (que os obrigava a comercializar os seus produtos só com a metrópole e a comprar-lhe os seus produtos industriais). Estas vontades foram expressas pelos colonos americanos, num Congresso, em 1774, em Filadélfia. E, perante a recusa da Inglaterra em aceitar as suas reivindicações, formou-se um exércitos e partiu-se para a guerra pela independência. Em 1776, os americanos aprovam a Declaração de Independência, no dia 4 de Julho, em que se declaram um estado independente . Tinha nascido, assim, um novo país, baseado nas ideias iluministas . A Inglaterra não concordou, de imediato, com esta declaração , pelo que a guerra entre estes dois estados vai continuar durante algum tempo ( até 1783)
De Maria Campilho a 15 de Abril de 2007 às 09:15
George Washington nasceu no condado de Westmoreland , Virgínia, a 22 de Fevereiro de 1732 e faleceu em Mount Vernon , a 14 de Dezembro de 1799. Cognominado de Pai dos Estados Unidos da América, foi um general e político norte-americano, tendo sido o primeiro Presidente dos Estados Unidos. O seu mandado durou 8 anos tendo dado início em 1789 e terminado em 1797.
Era filho de Augustine Washington e de Mary Ball Washington. Originário de uma tradicional, estável e abastada família de agricultores proprietários de terras da Virgínia.
Ainda jovem participou activamente das guerras contra os índios e franceses. Em 1753 foi encarregado de levar um ultimato aos franceses que haviam ultrapassado os limites do Ohio. Rejeitada a intimação, assumiu o posto de tenente-coronel, no comando de 150 homens. Servia no Primeiro Regimento de Virgínia (parte do exército britânico). Enquanto tentava expulsar os franceses do condado de Ohio, Washington ocasionou uma série de eventos que, no fim, levaram à Guerra Franco-Indígena (1754-1763).
Em 1754, recebeu a missão de estabelecer um forte, onde hoje se localiza a cidade de Pittsburgh .
Encarregado de tomar a posição francesa de Fort Duquesne , em 28 de Maio de 1754 Washington surpreendeu e derrotou as primeiras forças enviadas a seu encontro.
Deixou o exército em 1758, no posto de coronel, se casou com uma viúva rica, Martha Dandridge Custis (1759), e se mudou para Virgínia com sua esposa e família, onde passou a viver do plantio de Tabaco na sua fazenda.
O domínio da Inglaterra sobre as colónias americanas começou a causar revoltas, tendo então Washington iniciado a sua actividade política na Assembleia de oposição da Virgínia, a qual protestava perante o agravamento das tributações impostas e falta de liberdade de acção .
Iniciadas as Guerra da Independência (1775-1783), em 15 de Junho de 1775 foi nomeado por John Adams comandante-em-chefe de todos os exércitos continentais, posto que assumiu em Cambridge, Massachusetts, em 3 de Julho . Em Março de 1776, expulsou os britânicos de Boston. Em Setembro , após uma inepta defesa de Nova York, liderou brilhantemente o seu exército.
Concluiu, em 6 de Fevereiro de 1778, uma aliança com os franceses. Praticou uma guerra de guerrilha até que a Espanha e a França, com Rochambeau , entraram em cena, constituindo um decisivo peso para a derrota dos britânicos em Yorktown , Virgínia, em 19 de Outubro de 1781, pondo termo à Guerra da Independência dos EUA. Dois anos depois era reconhecida a independência do país. Washington demitiu-se e retirou-se para Mount Vernon em 23 de Dezembro de 1783.
De maria campilho a 15 de Abril de 2007 às 09:45
A Liberdade Iluminando o Mundo, mais conhecida como Estátua da Liberdade, está na entrada do porto de Nova York desde 1886. Foi um presente dos franceses, projectada e construída pelo escultor alsaciano Frédéric Auguste Bartholdi (1834-1904), que usou sua mãe como modelo. Para a construção da estrutura metálica interna da estátua, Bartholdi contou com a assistência do engenheiro francês Gustave Eiffel. A estátua mede 46,50 metros (92,99 m contando o pedestal). Apenas seu nariz mede 1,37 metro. Pesa 158 t repartidas no esqueleto de aço (127 t) e na estátua de cobre (31 t) e veio da França desmontada em 214 pacotes. São 167 degraus de entrada até o topo do pedestal. Depois são mais 168 degraus até a cabeça. Por fim, outros 54 degraus levam à tocha. Frase escrita no pedestal antigamente: “Venham a mim as massas exaustas, pobres e confusas ansiando por respirar liberdade. Venham a mim os desabrigados, os que estão sob a tempestade. Eu os guio com minha tocha.” Foi um presente dado por Napoleão, como prémio aos Estados Unidos após uma batalha vencida contra a Inglaterra.
De historiaKLM a 15 de Abril de 2007 às 12:33
Muito bem, Maria!!! Continua, estás a trabalhar bem!!
De Sara Paulino a 15 de Abril de 2007 às 13:17
George Washington, general e político norte-americano nasceu em 22 de Fevereiro de 1732, em Virgínia e faleceu a 14 de Dezembro de 1799. Entre 1775 e 1783 foi-lhe entregue o comando do exército da Revolução Americana, levando os ingleses à capitulação. Depois da Inglaterra reconhecer a independência dos EUA e depois de votada a Constituição, tornou-se o primeiro presidente dos Estados Unidos (1789-1797).
De Mafalda C. Braz José a 15 de Abril de 2007 às 13:56
George Washington nasceu em 1732, em Virgínia, que era, no século XVIII, uma das treze colónias da Inglaterra.
Teve um papel extremamente importante na formação dos Estados Unidos da América, pois foi o chefe do exército americano que derrotou as tropas inglesas, aquando da Guerra da Independência dos Estados Unidos da América.
Esta terminou em 1783.
Foi então eleito Presidente dos E.U.A., sendo o primeiro a desempenhar este cargo.
Apoiou a Constituição de 1787 e fez com que fosse aprovada por todos os estados em 1789.
É considerado o "Pai dos Estados Unidos" e como disse um comtemporânio seu, foi "O primeiro na guerra, o primeiro na paz e o primeiro no coração de seus concidadãos".
Faleceu no ano de 1799, em Mount Vernon.
De Sara Paulino a 15 de Abril de 2007 às 14:03
A "Boston Tea Part" foi uma revolta devida ao descontentamento dos colonos, provocado pelo sistema de exclusividade perante a metrópole e ao estabelecimento de novas taxas sobre o açúcar, chá e o papel selado. Os colonos, disfarçados de índios, invadiram os três barcos da Companhia Inglesa das Índias ancorados no porto de Boston e lançaram todos os carregamentos de chá para o mar. Este acontecimento é , por isso, denominado "Boston Tea Party" (Festa do Chá de Boston).

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Novembro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. Teste - Da I República à...

. ...

. J.F.Kennedy

. Martin Lulher King

. Benito Mussolini

. Teste

. Biografia de Hitler

. Ascensão de Hitler ao pod...

. Preparação para o teste. ...

. Próximo teste - devo ser ...

.arquivos

. Novembro 2009

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds